Justificativa e objetivos

Há já uma farta literatura a respeito da pesquisa formação e na atuação de professores. As políticas de formação também têm dado ênfase à pesquisa por meio de recomendações dos órgãos oficiais, determinações legais e estímulos vários, inclusive financiamentos. As licenciaturas têm incorporado a pesquisa em seus currículos. Enfim, há hoje uma efervescência em torno da questão. Assim, consideramos que esse é o momento de discutirmos algumas questões importantes sobre o tema: os professores têm inserido a pesquisa na sua atuação/formação? A universidade tem colaborado para que isso se efetive? Quais as dificuldades se se apresentam para a inserção da pesquisa na escola? Como superar tais dificuldades? Como dar visibilidade à pesquisa do professor?
É com a finalidade de trazermos essas questões á discussão e de contribuir o levantamento de algumas respostas que propomos o presente simpósio. 



Objetivos: 

- Envolver a comunidade acadêmica e escolar na discussão a respeito da inserção da pesquisa na formação do professor;
- Estimular um clima de parceria entre escola básica e universidade;
- Debater as condições objetivas, subjetivas e culturais para o desenvolvimento da pesquisa do professor.
- Promover condições para o aprimoramento das competências necessárias para realização de pesquisa na escola;
- Dar visibilidade à pesquisa do professor.

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